quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

SÉRIE DAS MULTIPLAS INTELENCIAS -CORPORAL CINESTESICA

SÉRIE  DAS MÚLTIPLAS  INTELIGÊNCIAS 

INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTESICA


A Inteligência corporal-cinestesica tem relação direta com  conhecimentos conceituais, nos permite a expressão de ideias e sentimentos ao produzir um grande desenvolvimento na capacidade de utilizar as mãos para transformar elementos.

A Características da  inteligência corporal-cinestésica
está relacionada a uma ampla consciência que o indivíduo tem do seu próprio  corpo.
Nos estudos primários foi identificado primeiro a origem dos movimentos e depois as suas aplicações no cotidiano assim primeiro  O controle do movimento corporal está localizado no Córtex motor é uma área anterior ao sulco central do cérebro, ocupando o terço anterior dos lobos frontais, está o córtex motor.
Localizado posteriormente ao sulco central se encontra o córtex somatossensorial, que envia sinais ao córtex motor para que o controle das atividades motoras possa ser exercido.
Desse primeiro passo surge a inteligência nas prática, saindo do mundo científico para o cotidiano as características da inteligência corporal cenestésica.

Algumas características abaixo sobre a inteligência corporal-cinestésica.
realizar diversos tipos de movimentos físicos;
realizar trabalhos manuais;
desenvolver a percepção espacial;
realizar ações sincronizadas;
aprender por meio da ação.

A inteligência corporal é a capacidade de unir o corpo e a mente para alcançar um melhor desempenho físico, emocional e mental. Mas, a inteligência que podemos adquirir não é apenas a lógico matemática ou a emocional ? Não…

 “Nós não temos um corpo, nós somos um corpo! A minha inteligência corporal desenvolveu-se, como parte da sua própria inteligência, com estratégias e capacidades que penso serem a minha mente. Sou inteligente porque sou um corpo. Do corpo que eu existo. A mente não é apenas o cérebro, mas o corpo inteiro”.( Claxton, Body 7, 2015)

Profissionais com a característica  da Inteligência corporal e sinestésica
Profissões e atividades pelas quais as pessoas com essa capacidade costumam sentir-se atraídas são elas , artesão , esportista,  dançarinos, cirurgiões,  mecânica, Educação física ,Fisioterapeutas, jardinagem, etc.
 Pessoas com estas característica tem a capacidade de utilizar o próprio corpo com grande precisão, ajudando-nos a executar nossas metas e nossos objetivos pessoais. 
O corpo é a principal parte ativa que nos facilita o impulso necessário e nos leva a passar da intenção para a ação.
Expressar ideias e sentimentos ao produzir as mãos  para transformar elementos.
Qualquer exercício que tenha a ver com empregar o seu corpo e a criatividade mental se transformará em um aliado efetivo para desenvolver esse tipo de inteligência e se conectar com o seu corpo e a sua mente. Assim, conseguiremos o equilíbrio pleno.

O professor  E gestor de educação Fisica Paulo Ricarte do IFRN, nos explica que todo indivíduo já tem a cinestesia é o primeiro movimento do ser humano que ja apresenta no útero materno e se mantem durante toda a vida.
O professor é apaixonado pela educação física e pela mudança provocada pelo movimento corporal e faz um apelo diante desta força tão poderosa que você que está aí não deixe de fazer uma atividade física esta traz muitos benefícios a vida de quem o prática.

Entrevistado do dia 01/12/2019
O professor é gestor de educação Física do Instituto Federal do RN,  Paulo Ricarte
Entrevista na Rádio 87.9FM Natal

Instagram: Cleide Amarante
Blog: cleideamarante.blogspot.com
https://www.youtube.com/channel/UChDDvC-I5ZXPZI_L4myXdSg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...