terça-feira, 30 de julho de 2019

A igreja como agente transformador

A igreja como agente transformador



Usando como referência algumas passagens bíblicas vemos que através das escrituras vemos referencias sobre a conduta humana.
Passagens bíblicas: São Tiago 4,17
[17]Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca.
Algumas referencias de homens que atraves da sua fé mudaram a historia de seus conteporaneos.

Noé,  foi na antiguidade um grande filho de Deus que agiu como agente transformador da humanidade, ele não só  acreditou no que o senhor disse como cumpria as orientações dadas, como salvou a sua família e assim garantindo a reprodução do seu povo. Através  da sua descendencia.

ABRAÃO ,  pai da fé, foi um nômade chamado para ser herdeiro e precursor do povo hebreu que veio a ser Israel, a nação que circunda todo o enredo da Bíblia sagrada se tornou pai de muitas nações  sua conduta de retidão transformou muitas vidas.

JOSÉ, foi  vendido como escravo para o Egito, onde veio cumprir importante papel na administração e política. Homem de visão e integridade, responsável pela preservação da vida de milhares de pessoas no decurso de 7 anos de seca naquela região.

MOISÉS, comandou a saída do povo Hebreu do   Egito, sendo o principal líder da nação emergente, também foi conhecido como o homem mais manso da terra. As três fases distintas da vida desse homem que através dele foi transformada a vida de milhares de pessoas do mundo antigo.
De 1-40 anos: No Egito;
Dos 40-80 anos: No deserto de Midiã, apascentando ovelhas;
Dos 80-120 anos: Liderando o povo na jornada para a terra prometida

DAVI,  mudou e transformou toda a historia do seu povo, grande homem e rei de grandes feitos ,  segundo e mais famoso de Rei de Israel, antes havia sido pastor, soldado e cantor/músico.

DANIEL, foi governante no reino da medo pérsia, tendo sobrevivido um noite numa cova cheia de leões, saindo incólume dentre tantas transformações nas vidas das pessoas da sua época ele é lembrado ate o dia de hoje como exemplo de fé e coragem.

JOÃO BATISTA, Viveu no deserto da Judéia pregando e batizando no rio Jordão, chamando todos ao arrependimento, até o tempo em que Cristo iniciou seu ministério na Galileia. O profeta João Batista e considerado o ultimo dos profetas ele preparou os corações para a salvação ele também era primo de Jesus.

JESUS, que além do nosso Salvador foi o ser que mais transformou vidas que temos conhecimento, Jesus não precisou de dinheiro e nem tinha mais multiplicou pães e peixe(Marcos 6 .34- 46), transformou água em vinho( Maria sua Mae e mãe da igreja  foi a responsável direta por esse acontecimento)s.joao 2.1-11, ressuscitou(s.joao 11. 34 -44) e deu dignidade aos que eram humilhados(a samaritana os leprosos, a adultera) e nem sabiam que eram tão importantes no projeto da criação de Deus.
Dados importantes sobre Jesus Cristo
Em apenas 3 anos e meio de ministério fez mais que todos os filósofos e sábios da antiguidade, revolucionou o mundo, dividindo-o em antes e depois dele. A sua transformação continua, sabemos que são muitas vidas mudadas por ele. Nunca assumiu nenhum cargo público, mas é o líder mais destacado da história da humanidade.

A importância da igreja para sociedade o contexto. Um exemplo pratico desse agente transformador da igreja é o serviço prestado  a população  ribeirinha da região amazônica...
O Navio Hospital Papa Francisco ,  nasceu de uma orientação, dirigida pelo Papa ao Frei Francisco Belotti, Superintendente da Fraternidade, “Fraternidade São Francisco de Assis" durante sua visita ao Hospital São Francisco, no decorrer da Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada no Rio de Janeiro, para que a entidade cristã iniciasse atuação em projeto assistencial a populações carentes da Amazônia.
O "Papa Francisco" tem o comprimento de cerca de 35 metros, deslocamento de 190 toneladas, velocidade de 11 nós, e contará com centro cirúrgico, enfermaria, farmácia, laboratório e salas de raio-x, mamografia e ultrassonografia.
A embarcação, já entrou em serviço no final de 2018, na Bacia Amazônica do Pará para o objetivo é  atender cerca de 700 mil residentes de comunidades ribeirinhas.
Entre outros serviço  prestados pela igreja no mundo, tanto na área de saúde  como nas missões pelo mundo.

Muitos são os serviços desenvolvidos pela instituição em derredor do mundo em prol dos nescessitados do olhar e do cuidado.
Aqui falo do exemplo da igreja Catolica sem desmerecer os trabalhos desenvolvidos por outras denominações, cito o exemplo da instituição relegiosa da qual tenho profundo conhecimento.
O exemplo dado serve de parâmetro para compreensão do AGENTE TRANSFORMADOR do indivíduo como um todo.
Assunto abordado no programa de Radio 87,9 FM Natal, o entrevistado do dia para o assunto abordado foi o Diácono Manoel Francisco Granjeiro, Formado em Letras, Sociologia, Teologia, Contabilidade e Bacharel em Direito.
Suas midias sociais facebook : Diacono Manpel Francisco Granjeiro, Instagram: @manuelfgranjeiro




Por Cleide Amarante  28/07/2019

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...