domingo, 21 de julho de 2019

A Arte como Agente Transformador

A Arte como Agente Transformador  
 

 



A arte é expressão e cultura, sim a arte capacita o individuo a expressar  das mais diversas formas ideias e linguagens, a arte dar força a voz e autoestima a quem não co seguia entender o poder de transformação, o “Emponderamento” palavra tão usada hoje desconhecida de muitos porem ela da a dimensão desse poder que o individuo passa a ter.
Projetos de cunho social dão aos poucos a forca e a alegria para quem não conseguia entender o seu potencial transformando esses homens, mulheres e crianças em verdadeiros soldados da transformação por onde passam.
a arte como cultura lembra o conhecimento da história e a trajetória de figuras públicas. a partir da arte vemos também cultos e tradições dos povos ao redor do mundo com suas diferenças culturais e religiosas.
A arte é tão importante na vida humana que existe nas Escolas tanto pública quanto privada e também nas universidades projetos e ou formações para, canto, dança, poesia e pintura entre outros.
Exemplos mais conhecidos da arte como agente transformadora São os grupos formados nos bairros como clube de  mães que desenvolvem grupos de dança folclóricas assim aumentando a autoestima das senhoras e assim dando-lhes qualidade de vida.
Existem vários projetos sociais em áreas das nossas cidades denominadas áreas de risco, projetos desenvolvidos pela iniciativa privada para crianças e jovens como teatro, musica etc. Cito aqui a Arte no Morro, que leva arte as crianças e adolescentes nas favelas do rio de Janeiro(Fundadora a atriz e coreografa Carmem Luz) e tantas outras entidades no Brasil que desenvolvem as capacidades do individuo.
Um projeto desenvolvido pela rede publica de ensino no Estado de Minas Gerais levam Musica aos alunos. OSJC em Juiz de Fora (PROJETO DE MUSICA COM ALUNOS DE ESOLA PUBLICA EM JUIZ DE FORA MINAS GERAIS...)
Temos a exemplo de arte o teatro que transforma a sociedade através do  homem; Mais para isso tem o desenvolver da consciência do indivíduo que nem sempre é conhecedor do seu potencial diante da sociedade, o teatro assim age na transformação do ser humano como um todo. A exemplo cito aqui no Brasil o pioneiro no teatro transformador foi o Sr.Boal, que desenvolveu um método que foi além da preparação  corporal, Boal propõe que se preparem também ideologicamente, tendo consciência da ação das forças sociais sobre o indivíduo e mantendo-se informados, levando sempre em conta a quem serve a mídia e na sociedade.
projetos desenvolvidos em comunidades carentes no Brasil tem mostrado que a arte transforma o indivíduo e seu entorno isso não é Assistêncialismo e vida pulsante e transformadora.
Sabendo que a arte Transforma As instituições começaram a desenvolver projetos sociais nas comunidades, sendo uma forma de recuperação do indivíduo  as igrejas também abraçaram está causa e surge então o teatro de cunho  religioso como fonte de transformação e assim a grande mudança começa a operar.
Hoje pela manha tivemos a presença do amigo  Thiago Sal , Arquiteto e  Urbanista, Designers, Teatreiro entre outras aptidões , na Radio 87.9 FM Natal RN,  nos falou sobre o teatro e sobre arquitetura  como uma transformação. O grupo de Teatro vivencia pela arte de cunho religioso funciona na paroquia São Francisco de Assis em Cidade Satelite, Natal/RN, os seus contatos.pelo instagran @salmariano  @salarquitetura, @salcamiseteria, @grupovpea, 
Este trabalho esta sendo apresentado na radio 87.9FM Natal aos domingos as 09:30hs uma serie sobre AGENTES TRANSFORMADORES, meu Instagram: @cleideamarante , @cleide_ama, a cada domingo um assunto diferente, sempre trazendo algo novo tambem um entrevistados diferentes. 

Por Cleide Amarante

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...