segunda-feira, 17 de junho de 2019

O PROFESSOR COMO AGENTE  TRANSFORMADOR

O PROFESSOR COMO AGENTE  TRANSFORMADOR



O professor transforma a sociedade onde está,  como isso acontece e o que juntos vamos descobrir.

Sabemos que o pai coloca a criança na escola com um objetivo aprender a ler e se tornar alguém importante na cadeia produtiva, acontece que o que o pai não sabe e que este profissional que nem sempre é valorizado descobre talentos, modifica o bairro e até o país, em muitas situações não depende do ganho financeiro e sim de sensibilidade, ele encontra dificuldades convive com as mais diversas classes sociais e quase sempre se envolve com as famílias e ali começa a transformar a vida das pessoas. o ser professor é uma a profissão extremamente transformadora.

Dando como referência a está classe que muitas vezes não são reconhecida,  cito como exemplo aqui duas profissionais na Educação  em áreas específicas, as duas Trabalham no Estado do Rio Grande do Norte, uma em Natal a capital do Estado e a outra em Parnamirim cidade vizinha que faz parte da grande Natal ambas exercendo seu sacerdócio pois ser professor além de uma profissão é um sacerdócio, pois o amor envolvido é gigante.



A agente transformador a professora Maria Tânia Florentino nos fala da transformação do jovem que em busca de um futuro melhor participa de uma seleção para entrar na instituição. E nessa fase onde a transformação acontece de forma prática, nesta idade da adolescência é muito conturbada. 


o professor influencia e modifica estas vidas de forma decisiva, descobrindo talentos que na grande maioria das vezes é desconhecido para o próprio aluno, orienta nas escolhas acadêmicas e assim ajuda a mudar o rumo da historia das famílias e do próprio pais.  
Maria Tânia Florentino é professora de língua Portuguesa, exercendo a função a 10 anos, enssina em uma instituição Federal, a professora junto com outros colegas professores desenvolvem um projeto para ajudar os alunos com dificuldades na área específica que participam de olimpíadas. Neste caso o ganho não está ligado a finança mais ao bem está do coletivo destes jovens.
Assim como ela hoje influência a vida de jovens para o caminho do bem, um dia uma professora influenciou as suas escolhas, serviu para ela de exemplo a seguir.



Vemos no ensino fundamental 1 em bairros pobres ou subúrbios as maiores dificuldades tanto de violência como desnutrição situações de risco em todos os sentidos, ali eles normalmente conseguem desenvolver projetos que modificam muitas vidas essa transformação acontece lentamente, um caso real na cidade de Parnamirim na Escola Municipal Manoel Machado, neste caso a professora em questão a professora Maria Itamar Andrade Fernandes Oliveira, desenvolve um projeto de Mães leitoras, este projeto já ganhou vários prêmios por ser inovador e transformador. Assim ela descobre uma catadora de lixo a senhora Lidiane que trabalhando com reciclagem encontrava jogado fora muitos livros e ajudava outras pessoas e transformava a vida de seus filhos e a dela mesmo através da leitura, a pouco essa história foi revelada no Programa da rede Globo o Fantástico, então olha o poder dessa transformação e está história continua em transformação. 

Assim como estas duas professoras existe no mundo inteiro que ajudam na mudança do bairro, cidade, pais o mundo inteiro, o sim destes homens e mulheres que bravamente seguem em frente mesmo diante das dificuldades, vamos observar eata profissional que se doa pela Educação intelectual e política.
Que sejam reconhecidos,  valorizados e respeitados 

Por Cleide Amarante 










Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...