sábado, 8 de junho de 2019

O ADVOGADO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

O ADVOGADO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO


O Advogado

A advocacia  contribui não apenas com a  defesa do cidadão ou do Estado Democrático de Direito, mas o esforço na busca da moralidade pública, da paz social, o que confere ao seu trabalho  e sua parcela de missão pública.
Um exemplo pratico do Advogado como um agente transformador se dar nas famosas ações sociais, onde temos vários profissionais envolvidos o advogado é um.desses agentes que envolve-se com a população dando orientações e encaminhando alguns casos para os fórum e ou para os promotores públicos para as devidas providências cabíveis e este processo é totalmente gratuito, digo as ações sociais, não geram ônus para o cidadão.

Existe áreas do direito que trabalha efetivamente para a população carente tendo em vista que São à parcela da população que mais necessita devido a sua situação econômica.

Encontramos  alguns advogados que ultrapassam a barreira do direito e eles mesmo vão angariar verbas para ajudar a população nas ruas das grandes metrópoles encaminhando para vagas de trabalho buscando o melhor caminho para a saida da situação (ex: faculdades de direito, existe o atendimento gratuito a comunidade)

Como surgiu advogado? Foi na Grécia que surgiram grandes oradores como Demóstenes, Péricles, Isócrates, Aristides, Temístocles, entre outros, estes foram considerados grandes advogados por sua persuasão e retórica.

Demóstenes tem referências que apontam com o primeiro advogado da historia,.pois ele fez um brilhante discurso tão sucinto foi que e venceu pela persuasão o fracassado projeto do rei Felipe rei da Macedônia.

Defensores públicos 

Todo Defensor publico e um advogado que esta exercendo o cargo de defensor. Como agente de transformação social, além de defender os processos  judicial dos interesses individuais e coletivos, o defensor público deverá atuar junto as  comunidades, colaborando para a difusão do conhecimento sobre direitos e deveres para a população em geral, principalmente os direitos fundamentais que estão na nossa Constituição Federal e, também, ensiná-los a exercer o direito do cidadão exercendo assim sua cidadania.

A Defensoria Pública, garante assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados.
Em Natal a defensoria pública está localizada no seguinte endereço. 

Av. Sen. Salgado Filho, 2860-B - Lagoa Nova, Natal - RN, 59075-000


Por Cleide Amarante

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...