quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

 



 

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,  e suas formas sociocultal

A Entrevistada de Hojé é a indiginista ,Joana Angelica de Oliveira Dorn: Conhecida como Angelica Dorn e/ ou Mirinuãn,  é natural da cidade de Pau dos ferros,

49 anos, nascida na cidade de Pau dos Ferros, casada, mãe de 3 filhos;

Formação Indigenista (18 Anos): Bacharelado de Serviço Social, pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Mediação e Resolução de Conflitos; cursando 1º semestre em psicologia; DRT Reporte fotográfico.

 

2- A cerca da população indígena no Brasil, quantas etnias existem no nosso território?

De acordo com o Censo 2010, no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Entre essas pessoas, cerca de 517 mil vivem em terras indígenas.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas.

Distribuição da população indígena no Brasil

305.873- Norte;

208.691-Nordeste;

130.494-Centro-oeste;

97.960-Sudeste;

74.945- Sul.

3- No Rio Grande do Norte, quantas etnias temos no território?

Os indígenas norte-riograndenses correspondiam a apenas 0,42% da comunidade nativa brasileira, sendo assim o Estado com a menor população indígena no Brasil, hoje temos treze comunidades indígenas.

Os Sagi-Trabanda- em Baía Formosa, cujo povo se declara Potiguara;

Os Catu-Canguaretama e Goianinha, que se identificam Potiguaras Eleotérios;

Amarelão- João Câmara, que se dividem nas comunidades de Serrote de São Bento, Santa Terezinha, Marajó, Mendonças- Açuncena e Cachoeiras, formadas por um único povo que se denomina Potiguaras do Amarelão.

Conjunto Cidade Praia- Caboclos de Açú (índios Caboclos);

Lagoa do Tapará- formada por Tapuias Trarairiús, uma das mais importantes tribos tapuias;

Lagoa do Apodi- Tapuias Paiacús.

Em Natal- comunidade de Gamboa do Jaguaribe (Potiguara)

4- O Serviço de Proteção ao Índio, FUNAI, é órgão federal responsável pela política indigenista. Como é desenvolvido o trabalho através desse órgão para a política de proteção aos povos indígenas?

A Fundação Nacional do Índio – FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.  também coordena e implementa as políticas de proteção aos povos isolados e recém-contratados.

Cabe à FUNAI promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas.

Pauta: Demarcação de Terra-

O Brasil tem uma extensão territorial de cerca de 851 milhões de ha, ou, mais especificamente, 8.547.403,5 km2. As terras indígenas do Brasil ocupam uma área de 991.498 km2 de extensão

A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, 115.344.445 hectares, representando 23% do território amazônico e 98.25% da extensão de todas as TIs do país. O restante, 1.75% , espalha-se pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Maior do que o território da França ( 543.965 km2) e da Inglaterra (130.423 km2) juntos!!

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar se demarcações de terras indígenas devem seguir o chamado "marco temporal". Por esse critério, indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Tal tese do marco temporal em lei. Trata-se do PL nº 490/2007, que determina que devem ter direito às terras consideradas ancestrais somente os povos que as estivessem ocupando no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

5- A cerca dos desafios da Educação Indígena; como tem sido esse desafio para os povos indígenas já que existe diferentes dialetos?

Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das politicas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC), cabendo aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas.

Com vistas à garantia desse direito fundamental e de cidadania, a Funai, enquanto órgão federal articulador das politicas indigenistas, atua com o objetivo de contribuir na qualificação dessas políticas e de, junto aos povos indígenas, monitorar seu funcionamento e eventuais impactos, ocupando espaços de controle social tanto em âmbito nacional como local. Essa atuação considera experiência e o conhecimento especializado acumulado ao longo do tempo pela atuação junto aos povos indígenas.

6- Para você como fotógrafa, como foi trabalhar tantos anos com os diferentes povos, nesse contexto qual foi o seu maior desafio, a língua, a cultura ou o ser mulher no contexto do desconhecido na grande Amazônia?

por 11 (onze) Terras Indígenas (TIs), 01 Área indígena (AI) e mais de 9 (nove) etnias, em áreas descontínuas que, em sua maior parte, estão localizadas em região do Pará.

TI Paquiçamba (Juruna), TI Arara da VGX (Arara), TI Trincheira Bacajá (Xikrin do Bacajá)- Os Xikrin falam a língua Kayapó (ou Mebengokré), da família lingüística Jê,

 (AI) Juruna do km 17 (Juruna);

TI Koatinemo (Asuriní do Xingu), TI Araweté Igarapé Ipixuna (Araweté)- A língua araweté pertence à grande família Tupi-Guarani, TI Apyterewa (Parakanã);

 TI Arara (Arara), TI Kararaô (Kararaô), TI Cachoeira Seca (Arara), TI Xipaya (Xipaya), TI Kuruaya (Kuruaya);

Citadinos.

Fase elaboração do primeiro livro fotográfico para deficiente visual.

7- Um acontecimento interessante ou até mesmo engraçado nesses anos junto aos indígenas?

ü  Exposição pelo Brasil “O Pará Fazendo Arte e Esporte”

ü  Cobertura da Primeira taça de futebol indígena;

ü  Cobertura de 3 jogos tradicionais dos povos indígenas;

ü Semana da arte indígena- Foi responsável por pontuar no PNQ da Eletronorte categoria pró equidade raça e gênero.

ü  Fórum social mundial.

ü Prêmio no Festival Multimídia Green Nation- melhor fotografia categoria júri popular;


Alguns detalhes extras da entrevista na integra no instagram,  @cleideamarante

ü  Casamento (Narrativa)


https://www.instagram.com/tv/ChI9U9slSDd/?utm_source=ig_web_copy_link






 Live dia 11/08/2022;  Instagram  @cleideamarante

Artigo em parceria

Maria Cleide do Amarante Silva e Joana Angelica de  Oliveira Dorn

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...