quarta-feira, 11 de setembro de 2019

GESTÃO DOS 5 S

Gestão com os 5s 


Este metodo melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação do individuo ela é dividida em 5 palavras de origem Japonesa.


Estes 5 conceitos chamados 5s : seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.



1 seiri=representa o senso de utilização dos recursos. Assim como a folha de uma planta descarta a folha seca e sem utilidade, o mesmo deve acontecer com os recursos e materiais  desnecessários ou inúteis para o processo produtivo.

2 seiton=O senso de organização estimula a colocar tudo que é necessário em locais predeterminados dentro do processo produtivo e de organização. Para começar, é preciso colocar cada ítem em seu devido lugar. Após, é interessante colocar ao alcance das mãos o que é mais usado no dia-a-dia. A premissa do seiton é: “o que não está classificado não está organizado”.

3 seiso=este esta ligado diretamente a aparencia de limpeza pessoal, mais tambem da imagem transmitida sobre voce e seu negocio. Voce reflete diretamente através da sua imagem o que você tem por dentro.
No mundo utópico do senso de limpeza, o banheiro ficará mais limpo ao indivíduo sair dele. Pode até parecer clichê mais você é reflexo daquilo que sua imagem transmite, pense nisso a sua mudanca pode começar com pequenos passos.

4 seikets=No mundo perfeito dos 5s, as regras e normas não são necessárias pois é da natureza do ser humano manter em harmonia o que foi conquistado. Nesta fase também é levantado as fontes de sujeira e as soluções para minimizar o impacto. Geralmente é atribuído a cada pessoa ou (Funcionario) alguma função que contribua para a limpeza como rotinas programadas com periodicidades e fica por responsabilidade do gestor acompanhar se o mesmo está sendo mantido. Esta regra pode ser aplicada no seu dia a dia na sua casa na sua vida cotidiana.

5shitsuke= senso de Organização, compreendido como uma filosofia de vida e de trabalho, a ferramenta oferecerá resultados a médio e longo prazo e beneficiará a qualidade de vida de todos os envolvidos melhorando os resultados da organização.
A sua vida se torna mais pratica vc aplicando estes 5 principios ganha qualidade de vida e mais tempo livre.

Espero poder ter ajudado com informações simples como estas.
Na internet vc pode encontrar muitas informações sobre  comp aplicar este metodo na sua empresa, na sua casa e na sua vida diaria.

Por Cleide Amarante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...