domingo, 1 de setembro de 2019

INTELIGÊNCIA ESPACIAL




A TEORIA DAS MULTIPLAS INTELIGENCIAS
2° Programa da série


A Inteligência Espacial

Inteligência é um conjunto que forma as características intelectuais do indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é a principal distinção entre o ser humano e os outros animais.
origem da palavra inteligencia é uma junção de duas outras palavras latinas, a palavra inter (entre) e a palavra legere (eleger ou escolher), ou seja, é a capacidade de fazer a escolha melhor entre duas ou mais situações. Gardner  saem dessas duas áreas
O psicólogo Dr.Alfred Binet ( Nice, 8 de julho de 1857 em  Paris foi um pedagogo e psicólogo francês que ficou conhecido por sua contribuição no campo da psicometria, sendo considerado o inventor do primeiro teste de inteligência, a base dos atuais testes de QI.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Binet .

Em 1983, Howard Gardner (PhD e professor de Educação e Psicologia na Universidade de Harvard) lançou o livro “Estruturas da mente — a teoria das múltiplas inteligências”. Com esse trabalho, ele modificou completamente a maneira como a comunidade acadêmica percebia a inteligência ou a genialidade. Aqui iremos falar sobre o que é  inteligência e porque tem tantos nomes dados a Inteligência QI ,denomina-se inteligências múltiplas à teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Dr. Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.
foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. Portanto, Gardner não entra em conflito com a definição científica de inteligência como sendo “a capacidade de resolver problemas ou fazer coisas importantes”.
A prestigiada Universidade de Harvard advertiram que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa.
Howard Gardner identificou e definiu oito tipos diferentes de inteligência. Vamos ver com mais detalhes cada uma das inteligências propostas pela Teoria das Inteligências
Falar sobre a teoria faz múltiplas inteligencias não e fácil poremencontrei esta parte de uma reportagem extraída  da revista super interessante onde o próprio psicólogo fala .
É mais fácil escrever sobre pessoas que viveram 100 anos atrás, porque há distanciamento. Nós sabemos que essas pessoas transformaram suas áreas de atuação, e é muito difícil saber com certeza quem, daqui a 100 anos, será apontado como um grande agente de mudanças na nossa época. Mas, de qualquer maneira, eu tenho grande admiração pelo biólogo Edward Wilson, pelo lingüista Noam Chomsky, pelo líder político Nelson Mandela e pelo cineasta Ingmar Bergman. Uma lista desse tipo seria incompleta hoje sem os pioneiros da revolução dos computadores, como Bill Gates e Steven Jobs.  Fonte: https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/ciencia/as-muitas-caras-da-inteligencia/amp/ .

Os 9 tipos de inteligência
1- Inteligência lingüística
2- Inteligência loogico-Matematica
3-Inteligência Espacial
4-Inteligência Musical
5-Inteligência corporal e sinestésica
6-Inteligência intrapessoal
7-Inteligência interpessoal
8-Inteligência naturalista
9-Inteligência existencial

Inteligência Espacial
capacidade de observar o mundo e os objetos em diferentes perspectivas está relacionada a este tipo de inteligência, sua localização e visão sob diferentes perspectivas. que se destacam os profissionais de xadrez e artes visuais (publicitários , designers, fotógrafos, arquitetos ,  pintores, engenheiros,  escultores…). Pessoas que tem habilidades que permitem desenhar pois tem muita facilidade de criar imagens mentais são pessoas extremamente criativas. inteligência espacial recebe esse nome porque está envolvida na resolução de problemas espaciais, sejam reais ou imaginários. Esse tipo de inteligência se relaciona com a capacidade que a pessoa tem para lidar com aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço e a relação que existe entre eles. As pessoas com tendência espacial acentuada tendem a pensar em imagens e fotografias, visualizá-las ou desenhá-las .

Características

  • Como que desenhá-las, característica, facilidade de se localizar, tempo e espaço 
  • Consegue imaginar algo em um lugar geometricamente 
  • Capacidade de enxergar as coisas apartir de uma perspectiva
  • Facilidade para dirigir e desenhos gráficos ou construção 

Exemplo: Na arquitetura vemos um exemplo de mente criativa extraordinária, a aptidão pela criação e o desenvolvimento de projetos vai além do desenho.

O assunto foi desenvolvido hoje no programa da radio 87.9FmNatal , o entrevistado do dia foi Thiago Sal urbanista , Arquiteto e design gráfico.

Por Cleide Amarante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Povos Tradicionais Indígenas no Brasil, e suas formas sociocultal

    Povos Tradicionais Indígenas no Brasil,   e suas formas sociocultal A Entrevistada de Hojé é a indiginista , Joana Angelica de Oliveir...